Custos ocultos na gestão de frotas não sustentável

image 8

As frotas são uma parte essencial das operações logísticas de muitas empresas, independentemente do setor. No entanto, por trás dos números aparentemente claros e visíveis no balanço financeiro, há uma série de custos ocultos na gestão de frotas que não  seguem as diretrizes de sustentabilidade ESG.

A falta de práticas sustentáveis no cuidado com os veículos impacta significativamente a eficiência operacional e econômica de uma organização. Pensando nisso, hoje vamos explorar esses custos ocultos e como as empresas que utilizam os serviços de estética automotiva da Wicar conseguem mitigar essas despesas que muitas vezes passam despercebidas.

Quais são os custos ocultos na gestão de frotas?

image 8
image 8

Os custos ocultos na gestão de frotas são aqueles que não são facilmente identificados e mensurados, mas que impactam diretamente nos gastos totais da frota. Eles podem ser causados por uma variedade de fatores, que podem ser divididos em três categorias principais:

  • Custos operacionais

São aqueles relacionados à operação da frota, como manutenção, combustível, seguro e impostos.

  • Custos de produtividade

Relacionados à perda de produtividade, como atrasos, indisponibilidade de veículos e acidentes.

  • Custos ambientais

Relacionados à poluição ambiental, falta de práticas ESG, emissões de gases poluentes e geração de resíduos.

Como a Wicar te ajuda a evitar custos ocultos

image 9
image 9

Dentre os vários custos ocultos que podem impactar a gestão da sua frota, vamos focar nos relacionados à operação e poluição ambiental.

Desgaste prematuro de veículos

Um dos principais custos ocultos na gestão de frotas que as empresas enfrentam é o desgaste prematuro de veículos. Isso ocorre quando os veículos são operados de maneira inapropriada, seja devido a uma condução agressiva ou escolha inadequada de rotas, mas principalmente por falta de manutenção regular.

Essa manutenção envolve a falta de limpeza frequente, tanto da parte externa do veículo quanto do motor. Esse problema, no entanto, pode ser facilmente solucionado com a Wicar, que conta tanto com lavagem ecológica quanto com limpeza técnica de motor, enceramento e polimento de pintura, impermeabilização de bancos, entre outros.

Tudo isso evita que os veículos desgastados consumam mais combustível, exijam manutenção constante e tenham uma vida útil reduzida, resultando em custos adicionais não inicialmente previstos.

Consumo ineficiente de combustível

O consumo ineficiente de combustível é outro fator crucial quando se trata de custos ocultos na gestão de frotas. Veículos que não são mantidos adequadamente ou que são operados de maneira ineficiente consomem mais combustível, aumentando os custos operacionais.

Isso não apenas afeta a rentabilidade da empresa, mas também contribui para uma pegada de carbono maior, prejudicando a sustentabilidade ambiental. Para contribuir para a redução desse problema, a Wicar vai até a sua frota, onde for. Oferecemos um serviço sob demanda e delivery. Basta agendar o dia, horário e local que a equipe Wicar se desloca em vez da sua frota inteira precisar se deslocar, o que representa uma grande economia de recursos.

Não seguir as diretrizes ESG

A poluição ambiental causada por empresas que não implementam as diretrizes ESG(Environmental, Social and Governance) que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa e são critérios utilizados para avaliar as práticas e desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. A falta dessas ações sustentáveis e cuidado social pode gerar custos ocultos na gestão de frotas, como multas ambientais, perda de reputação, diminuição da satisfação dos clientes, funcionários e acionistas.

Novamente a Wicar soluciona esse problema com a lavagem ecológica, uma técnica de limpeza automotiva que utiliza apenas 350ML de água por veículo, o que equivale a um copo de água. Esse método de limpeza inovador também faz uso de produtos biodegradáveis, o que não prejudica o solo, os cursos de água e nem a saúde dos trabalhadores.

Como implementar as mudanças necessárias para reduzir os custos

image 10
image 10

Os custos ocultos de gestão de frota são uma realidade que impactam negativamente os resultados financeiros de uma empresa. Investir em uma gestão de frota eficiente é essencial para reduzir esses custos e melhorar a lucratividade do negócio, evitando o desgaste prematuro dos veículos, deslocamentos desnecessários e a poluição ambiental.

Para solucionar tudo isso, conte com a Wicar, eleita a 9º melhor startup de mobilidade segundo o Ranking 100 Open Startups em 2023. Por aqui, inovação é sinônimo de sustentabilidade ambiental e redução de custos ocultos na gestão de frotas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×