Conheça as tendências da gestão de frotas em 2024

image 4

As tendências da gestão de frotas em 2024 estão indicando um caminho que não apenas busca viabilizar a eficiência operacional, mas que possui objetivos profundamente ancorados na sustentabilidade ambiental.

Sabemos que com uma gestão de frotas sustentável é possível garantir eficiência, a segurança dos veículos da empresa e a redução de custos, além de aumentar a produtividade em conformidade com as diretrizes ESG.

Confira a seguir algumas das principais tendências que devem impactar a gestão de frotas em 2024:

Tendências da gestão de frotas

image 3
image 3

Não é novidade que a eficiência é uma das principais prioridades da gestão de frotas, com a busca por soluções que otimizem o uso dos veículos e reduzam custos. O que muda nesse ano é como essa eficiência será alcançada.

Adoção de tecnologias inteligentes

A tecnologia é uma ferramenta essencial para a eficiência e aparece mais uma vez como uma das principais tendências da gestão de frotas em 2024, seja com o uso de sistemas de rastreamento, telemetria ou inteligência artificial que ajudam na tarefa de monitorar veículos, identificar padrões de uso e otimizar deslocamentos e logística.

Foco na economia de combustível

image 5
image 5

A economia de combustível é uma das principais formas de reduzir custos na gestão de frotas. As empresas estão investindo em treinamento para motoristas, manutenção preventiva e tecnologias que ajudam a reduzir o consumo de combustível.

Contudo, um fator que contribui de forma significativa para a redução desse custo e que pode passar despercebido por muitos gestores é o deslocamento desnecessário para limpeza e manutenção dos veículos. Com um serviço de lavagem automotiva delivery, como o da Wicar, por exemplo, não é necessário levar os veículos para que a limpeza ocorra. A Wicar vai até sua frota, seja onde for.

Outro comportamento que indica novas tendências na gestão de frotas é a adoção de veículos elétricos como solução para redução no consumo de combustível fóssil e adequação às diretrizes ESG. Contudo, apesar de serem uma opção mais sustentável, sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido até os carros elétricos conseguirem substituir totalmente as frotas com veículos convencionais, principalmente pela falta de estrutura para recarga das baterias elétricas em muitas das maiores cidades do país.

Sustentabilidade e adoção das diretrizes ESG

Estamos sempre falando por aqui das diretrizes ESG, sigla que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, critérios utilizados para avaliar as práticas e desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.

A sustentabilidade é, claro, outra das principais tendências da gestão de frotas em 2024, que demonstra uma preocupação geral com o impacto ambiental e investimentos em soluções que monitoram e reduzem emissões de poluentes. Tem se percebido cada vez mais que essa é tanto uma demanda dos consumidores quanto uma necessidade para o sucesso de negócios.

Além de reduzir as emissões de gases poluentes, outra forma de tornar uma frota mais sustentável é não poluindo o solo ou a água no momento da lavagem dos veículos com a escolha de lavagem ecológica, por exemplo. Esse tipo de lavagem faz uso de produtos biodegradáveis e utiliza apenas 350ML de água, pouco mais que um copo. A economia de água para a limpeza dos veículos é imensa e representa mais do que um diferencial para a gestão de frotas, mas uma verdadeira vantagem competitiva, benéfica para a empresa e para o planeta.

Como se preparar para o cenário da gestão de frotas sustentável?

As tendências na gestão de frota apontam para o uso de tecnologias, soluções e serviços que promovem eficiência ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade. Para cuidar da sua frota, reduzir custos e estar alinhado às diretrizes ESG escolha a lavagem ecológica da Wicar, que vai até onde sua frota estiver com uma solução prática, segura e transformadora.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×