O que é matriz de materialidade no ESG

Matriz de materialidade ESG

Há tempo que falamos sobre a importância da implementação das diretrizes ESG para os mais diversos tipos de negócios, não apenas na gestão de frotas que podem se beneficiar com a lavagem ecológica e os nossos demais serviços de estética automotiva sustentável.

No momento de aprimorar as práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, a matriz de materialidade é uma excelente ferramenta. Através de um processo participativo e transparente, ela identifica os temas mais relevantes para os stakeholders (partes interessadas), permitindo que a empresa direcione seus esforços e investimentos de forma estratégica e assertiva.

Mas afinal, o que é a matriz de materialidade no ESG?

Uma matriz de materialidade é um recurso que ajuda a identificar e organizar os temas mais importantes em relação aos critérios ESG para cada negócio. Assim, a empresa pode entender melhor as expectativas dos públicos relacionados aos seus produtos e serviços, como por exemplo:

  • Investidores, que buscam retornos financeiros sustentáveis e empresas com práticas éticas e responsáveis.
  • Clientes, que valorizam produtos e serviços que contribuem para um futuro mais verde e justo.
  • Colaboradores, que desejam trabalhar em um ambiente seguro, inclusivo e que promova o bem-estar.
  • Comunidades, que esperam das empresas atitudes responsáveis e que contribuam para o desenvolvimento local.
  • Meio ambiente, que já exige da sociedade uma redução nos impactos ambientais e preservação dos recursos naturais.

Como criar uma matriz de materialidade?

A construção de uma matriz de materialidade envolve um processo sistemático e participativo, dividido em etapas, mas antes de iniciá-lo é importante já ter bem definido quais são os os grupos de stakeholders relevantes para a empresa, como investidores, clientes, colaboradores, comunidades, entre outros. Uma vez que se sabe as expectativas e necessidades desses grupos, é possível identificar os temas mais relevantes para cada stakeholder e então definir prioridades.

Identifique os problemas centrais

A matriz irá então ajudar a identificar os problemas centrais que constituem a base da estratégia de sustentabilidade. Por exemplo, uma empresa pode estabelecer metas ambiciosas de redução de consumo de água e investir em serviços como a lavagem ecológica da Wicar, se a redução drástica do uso de água for uma preocupação fundamental para o negócio, o que deveria ser.

Considere os problemas secundários

No segundo momento, a elaboração da matriz de materialidade considera os efeitos de problemas que foram identificados e, apesar de não serem os prioritários, precisam de atenção, como por exemplo práticas que reforcem a segurança de seus trabalhadores e da sociedade em geral, como uso de produtos biodegradáveis e não tóxicos.

Implemente práticas simples

Em seguida é hora de refletir como todos esses pontos afetam a imagem do negócio, embora não tenham impacto direto nos resultados financeiros, e quais princípios ESG podem ser adotados com esse objetivo em mente. Por último, considera-se questões que podem ser resolvidas, mesmo que não sejam prioridades. Como por exemplo, adotar a reciclagem que não exige investimento e é simples de ser colocada em prática.

Avalie os resultados, aprimore estratégias e monitore

Apresente os resultados da análise aos stakeholders para validação e obtenha feedback sobre a priorização dos temas. Após realizar aprimoramento das ações de sustentabilidade, volte à matriz de materialidade para garantir que ela esteja sempre atualizada e reflita as necessidades dos públicos e do meio ambiente.

Benefícios da matriz de materialidade no ESG

A implementação da matriz de materialidade no ESG oferece diversos benefícios para as empresas, como por exemplo:

Melhoria da gestão de riscos

Pois ela permite identificar e prevenir riscos relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social.

Aprimoramento da tomada de decisões

Ela funciona como uma ferramenta que orienta a tomada de decisões estratégicas relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social, com foco nos temas mais relevantes para seus stakeholders.

Aumento da transparência

Utilizar a matriz demonstra transparência e responsabilidade, evidenciando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Fortalecimento da reputação da marca

A matriz de materialidade contribui para a construção de uma reputação positiva e de uma marca forte, associando a empresa a práticas sustentáveis e responsáveis.

Engajamento de stakeholders

A prática de estratégias sustentáveis na gestão de uma empresa promove o diálogo e a colaboração para o desenvolvimento sustentável.

Como adotar práticas sustentáveis de um jeito simples

Quando pensamos em ESG não basta que o seu fornecedor realize um serviço, é necessário ter a preocupação de como será a prestação deste serviço perante os stakeholders. Com a integração da Wicar ao setor de meio-ambiente, há a certeza de que o serviço de lavagem de veículos está atendendo aos seus requisitos sociais e ambientais. Isso porque, além de usar produtos biodegradáveis e reduzir o consumo de água, também zelamos pela condição de trabalho dos lavadores contratados, cumprindo normas trabalhistas e fornecendo EPI.

O nosso momento pede mudanças no nosso jeito de produzir e consumir, a Wicar está na vanguarda do movimento que visa a redução drástica no consumo de água com diversos serviços de estética automotiva sustentável, entre eles a lavagem ecológica que utiliza apenas 350ML de água. Para gastar o equivalente a um copo de água para cuidar do seu carro ou da sua frota, conte conosco.

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